Demo Site

domingo, 25 de abril de 2010

"MTV Exit" - Angelina Jolie

Em 2003, a MTV Networks Europe lançou a MTV EXIT Foundation como uma organização juridicamente independente, mas intimamente relacionada com obras de beneficência.

Com sede em Londres, a missão da ""Free Your Mind"" é utilizar e maximizar o poder da rede e do nome da MTV Europe, para informar os jovens e adultos europeus sobre as questões sociais críticas. Um dos grandes objectivos é sensibilizar os jovens para a questão do tráfico de seres humanos, divulgando informação útil no combate a este crime. Mas não só. pretende-se também prevenir, ou seja, explicitar como o tráfico humano ocorre evitando novas vítimas.

Para a concretização destes objectivos vários documentários foram lançados. Estes abordam histórias de vida de pessoas que já foram traficadas, bem como todo o processo de tráfico. Este primeiro documentário é conduzido por Angelina Jolie e encontra-se em três partes. Assistam. Brevemente colocaremos outros documentários. O site do MTV EXIT encontra-se disponível em links.


Jornal de Notícias, Sábado 24 de Abril

Rapaz de Vizela ia ser vendido por cerca de 4 mil euros


O rapaz de 15 anos, de Vizela, resgatado pela PJ e pela Polícia Nacional de Espanha, iria ser vendido por cerca de 4 mil euros para trabalhar como escravo. A investigação foi dada como terminada, em Portugal e Espanha, com um total de seis detidos.

João (nome fictício) passou os últimos dias entre Portugal e Espanha, acompanhado de inspectores da Polícia Judiciária (PJ) do Norte e da Polícia espanhola, reconstituindo o percurso que fez, desde que saiu do autocarro que o devia ter levado à escola, em Riba d'Ave, no passado dia 12, até que foi libertado, três dias depois, numa residência de Santa Mariña do Monte, em Ourense, na Galiza.

Ao que o JN apurou, o rapaz marcou encontro em Braga com alguém que conheceu na net, mas algo correu mal. De Braga, João foi para o Porto. Vagueava pela estação da CP de S. Bento quando foi apanhado pela rede. Este tipo de locais são os preferidos pelos "recrutadores". João, aparentemente alheado, desorientado e confundido pelo movimento de pessoas, sobressaiu de imediato aos seus olhos treinados para reconhecerem potenciais vítimas.

João, oriundo de um meio familiar desestruturado não teve que pensar muito tempo para resolver acompanhar o grupo até Espanha, atraído por falinhas mansas e promessas de solidariedade, de trabalho e de uma vida melhor. A partir daqui já não havia saída.

Segundo a PJ, o rapaz foi agredido e obrigado a viver numa cave cheia de lixo, juntamente com animais, e ali ficaria até que surgisse alguém disposto a pagar os cerca de quatro mil euros que eram pedidos pela sua força de trabalho. Em Madrid, até já existiria um eventual interessado. Todo o esquema foi desmontado graças a uma chamada telefónica que o rapaz conseguiu fazer para a mãe (que já tinha comunicado à GNR o seu desaparecimento). PJ e a Polícia espanhola localizaram a chamada e libertaram o rapaz.

Um homem português e uma mulher espanhola, casados, e um terceiro indivíduo foram presos. Outro homem, também português, foi detido em Madrid, mas foi posto em liberdade. Mais dois homens foram presos em Ourense, anteontem, e também libertados. As autoridades julgam ter neutralizado a rede, mas não têm dúvidas de que haverá mais a operar nos dois países.

"Devemos prestar mais atenção aos casos de escravidão doméstica"

Criado há dois anos, o Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH, site oficial assinalado nos links), na dependência do Ministério da Administração Interna, irá divulgar, provavelmente, dentro de duas semanas, os números sobre a realidade em Portugal.

Joana Wrabetz, responsável pela equipa daquele observatório, explica ao JN que foram sinalizadas, no país, 85 vítimas, no ano passado, e salientou que, até Fevereiro último, foram confirmadas sete vítimas, estando partes das restantes em investigação.

"O tráfico de pessoas não está só relacionado com a prostituição", explica Joana Wrabetz. "Esse é o de maior visibilidade. Anda temos muito trabalho a fazer para detectar crimes de escravidão na área laboral e, por exemplo, numa nova área do tráfico de pessoas na agricultura e no de mulheres para escravidão doméstica".

A responsável do OTSH explica que, neste último caso, "as mulheres saem dos seus países, perdem o contacto com a família e ficam a trabalhar sem receber".

"Estes fenómenos devem ser alvo de investigação. É necessário prestar atenção a este tipo de crimes de escravidão doméstica que já foram recentemente descobertos, por exemplo, na Áustria, na Bélgica e na França. Para debater o problema, haverá, em Junho, uma conferência internacional em Viena", adiantou Joana Wrabetz.

Entre as 85 vítimas (na sua maioria brasileiras) sinalizadas pelas autoridades, no ano passado, em Portugal, havia uma menina de 12 anos de nacionalidade italiana. A idade média das vítimas confirmadas é de 41 anos.
Retirado de Jornal de Notícias de 24 de Abril de 2010

"Goodnight, travel well", The Killers

The unknown distance to the gray beyond
Stares back at my grieving frame
To cast my shadow by the holy sun
My spirit moans, with a sacred pain

It's quiet now
The universe is standing still
And there's nothing I can say
There's nothing we can do now
And there's nothing I can say
There's nothing we can do now

And all that stands between the soul's release
This temporary flesh and bone
And know that it's over now
I feel my fading mind begin to roam
Every time you fall, and every time you try
Every foolish dream, and every compromise
Every word you spoke, and everything you said
Everything you left me, rambles in my head

And there's nothing I can say
There's nothing I can do now
And there's nothing I can say
There's nothing I can do now

Up above the world, so high

Everything you loved, and every time you try
Everybody's watching, and everybody cry
Stay, don't leave me, the stars can wait for your sign, don't signal now

There's nothing I can say
There's nothing I can do now
And there's nothing I can say
There's nothing we can do now

Goodnight, travel well

Goodnight, travel well

There's nothing I can say
Nothing I can do now

Goodnight, travel well

sábado, 24 de abril de 2010

Contra o Tráfico de Seres Humanos




A Presidência do Conselho de Ministros e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) divulgaram, em 18 de Outubro de 2008, Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, uma campanha de publicidade de âmbito nacional.

Com o título Desperte para a Realidade, esta campanha de grandes meios visou a sensibilização da população portuguesa para a questão das vítimas de exploração sexual e laboral e apelou à denúncia de crimes de tráfico humano através de uma linha de apoio.

O Tráfico de Seres Humanos abrange uma grande diversidade de realidades, tais como a migração, o crime organizado, a exploração sexual e laboral, as assimetrias endémicas entre os países mais desenvolvidos e os mais carenciados, questões de género, direitos humanos, quebra de suportes familiares e comunitários.

Todos os anos, mais de 700.000 pessoas são vítimas de tráfico para fins de exploração sexual e laboral. As vítimas sofrem maus-tratos, violações, ameaças e são privadas da sua dignidade e dos seus direitos.

Segundo estimativas da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), as crianças representam mais de 30% do tráfico de seres humanos no mundo, estimando-se que 1,2 milhões são vendidas anualmente para mão-de-obra na agricultura, minas ou para exploração sexual.

A campanha integra-se no I Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos (que iremos explorar em mensagens posteriores), aprovado em Conselho de Ministros para o triénio 2007-2010. O Plano visa o desenvolvimento de uma resposta e combate efectivo ao fenómeno do tráfico humano, através de uma cooperação multidisciplinar entre os diversos agentes envolvidos.

O TRAFICO DE SERES HUMANOS É UM CRIME. NÃO O DEIXE PASSAR AO LADO.


  • Se foi aliciado/a ou pressionado/a para vir para Portugal ou para o estrangeiro;
  • Se os seus documentos lhe foram retirados ou destruídos;
  • Se a sua liberdade foi ou é limitada;
  • Se é ou já foi vítima de violação de violência física e sexual e/ou violência psicológica (coacção, ameaça, imposição) e/ou fraude.

DENUNCIE


808257257


(retirado do site http://www.cig.gov.pt/)

"Tráfico, Bem-Vindos a Esta Realidade"

Olá Pessoal:

Para começar achamos pertinente mostrar-vos um filme que ilustra, de forma clara, a realidade do tráfico humano entre as fronteiras mexicanas e americanas, bem como o tráfico de leste para os EUA.


Sinopse: Adriana, uma mexicana de 13 anos é raptada por traficantes de seres humanos, para fins sexuais. Este acontecimento despoleta a sua busca por parte do seu irmão, Jorge, de 17 anos, com o objectivo de a salvar. Todavia, Adriana está encurralada e aterrorizada por uma rede internacional clandestina que arrecada milhões na exploração de seres humanos. Com ela, encontra-se Verónica, uma jovem polaca, que irá ser sua confidente e protectora. Esta, enganada pelo mesmo gang criminoso, fica sem passaporte e sem documentos na sua chegada à América...